Fazer uma Charset Passo à Passo, Grafico
Darkjouse
Posted: Jun 23 2007, 06:01 PM

Advanced Member
Group Icon

Group: Coordenador
Member No.: 2

\\Fazer uma Charset Passo à Passo

Nome do Autor: Darkjouse e Academia RPGmaker
Tipo: Grafico
Demo Sem Necessidade
Descrição: Tutorial ensinando a fazer de um modo bem basico uma charset apartir de um template.

user posted image

Etapa 1

Bom vamos começar a fazer uma char do zero... primeiro pegue o template(imagem abaixo) e abra com um programa de edição de imagem que pode ser o paint, photoshop, Fireworks ou chara mugem 1999

user posted image

Etapa 2

Começe a pintar os olhos que são geralmente iguais em tudo aos do seres humanos. Coloque a cor da iris em cima e a cor do globo ocular abaixo geralmente branca.

user posted image user posted image

Etapa 3

Em seguida nós pintaremos a cara. Eu recomendo começar com a cor mais clara por dentro e ir escurecendo para fora (e a cor mais clara na ponta das orelhas tambem).

user posted image

Etapa 4

É o momento para decidir a roupa do personagem, as cores e o tipo da roupa. Pintaremos as bordas da chara com um tom mais escuro que iremos pintar a roupa. A roupa, neste caso será uma camisa azul de manga curta com as calça laranja e sapatos e o cinto marron, (como você pode ver, um chara muito simples). O cinturão e os sapatos terminaremos aqui por serem muito simples.

user posted image

Etapa 5

Agora nós pintaremos a camisa, dando o volume com cores claras e escuras da escala azul. Eu vou fazer aqui como foi feito no rosto do personagem, começar com o meio claro e ir escurecendo até a ponta do chara mas você tambem pode fazer pintando tudo de um unico tom de azul e escurecer e clarear depois á gosto.

user posted image

Etapa 6

Agora faça as calças como na etapa anterior.

user posted image

Etapa 7

Agora com a roupa terminada. Vamos pintar os braços, e como sempre faça com as cores mais escuras na ponta superior e vai clareando para baixo.

user posted image

Etapa 8

Nós podemos fazer alguns acessórios decorativos nos pulsos dos charas ou em qualquer outra parte, como por exemplo o bracelete que fiz no meu chara.

user posted image

Etapa 9

Em seguida vem a etapa que acho mais difícil. O cabelo. Uma idéia boa no caso para não dificultar para você é fazer algum acessório como uma bandana ou um acessório decorativo na testa. No caso da bandana, a parte mais clara no centro e a mais escura nas pontas.

user posted image

Etapa 10

O proximo passo é esboçar o cabelo com uma cor mais escura da escala que estamos usando (embora no exemplo a cor seria o preto). Usaremos o verde para ficar menos perceptivel.

user posted image

Etapa 11

Agora devemos encher o cabelo, para dar o volume, normalmente eu ponho o mais claro nas pontas e o escuro coloco do meu interesse. Para mim essa é a parte mais dificil pois você deve ter uma abilidade com desenhos para saber dar realismo ao cabelo.

user posted image

Etapa 12

Agora vamos fazer o chara andar de frente, ou seja suas outras posições. Em três tempos.

user posted image

Etapa 13

Para não complicar, nós copiaremos a cabeça para os outros 2 tempos (até o ombro). Para não perdemos tempo fazendo denovo. Lembre-se de deixa-las mais baixas que a principal para dar a sençasão do passo.

user posted image

Etapa 14

Agora nós esboçaremos as bordas da roupa com a cor mais escura da escala. Como fizemos antes, aproveite faça os sapatos e o cinto.

user posted image

Etapa 15

Agora passe a camisa, passando as cores de acordo com a posição do chara.

user posted image

Etapa 16

O mesmos com as calças, como foi na etapa acima.

user posted image

Etapa 17

E finalmente os braços. Como antes.

user posted image

Etapa 18

Agora nós copiaremos o personagem e invertemos a seleção para economizar trabalho. Não esqueça de colar certinho.

user posted image

Etapa 19

Mas tome cuidado com os assesórios coloque nos lugares certos agora.

user posted image

Etapa 20

Agora nós faremos o chara de costas: copie o chara de frente para a posição de costas e inverta a seleção.

user posted image

Etapa 21

A figura de costas é limitada então passamos uma linha na altura do ombro para delimitar até onde vai a camisa e pinte essa parte de verde.

user posted image

Etapa 22

Agora pinte a parte pintada de verde com as cores da camisa ou seja os tons de azul.

user posted image

Etapa 23

O proximo passo é esboçar o cabelo visto de traz.

user posted image

Etapa 24

Agora nós pintamos o cabelo, e não esqueça da bandana ou qualquer outro acessorio que você possa ter feito.

user posted image

Etapa 25

Nós podemos dar um detalhe brilhante e um pouco de volume ao cabelo: com uma cor diferente da escala usada no cabelo.

user posted image

Etapa 26

Copie a cabeça com o cabelo terminado para as outras posições: (cabeça até o ombro) e passe as cores para as outras posições do chara. Não esqueça de fazer uma sombra num dos graficos como na figura.

user posted image

Etapa 27

Agora copie o chara de costas dando o passo e inverta a seleção para que nosso personagem ande com os dois pés não acham. xd

user posted image

Etapa 28

Agora faremos o chara de perfil. Se basei no chara de frente e repasse a figura para o perfil, sendo que veremos so um olho, so uma perna e so um braço. Não esqueça que os acessorios so aparecem em um lado.

Etapa 29

Copie a cabeça para as outras posições. E passe as cores de acordo com o template.

user posted image

Etapa 30

Agora pinte o movimento, com as cores da escala como fez nos outros processos.

Etapa 31

Agora pegue o personagem de perfil e inveta a seleção para ter o outro lado.

user posted image

Etapa 32

Agora termine os detalhes dos acessorios.

user posted image

Agora você já fez seu primeiro chara, começe a exprimentar coisas diferentes e sempre treine esse é o segredo, praticar.

user posted image?
Random
Posted: Jun 25 2007, 07:55 PM

Administrator
Group Icon

Group: Coordenador
Member No.: 1

Muito bom! Estou impressionado!
Arokh
Posted: Jun 27 2007, 11:11 PM

Newbie
Group Icon

Group: Organizador de Projeto
Member No.: 4

Muito bom kra, eh bom pra quem ta querendo aprender o basico de como estar montando seu personagem oficial... apesar que brasileiro gosta de tudo feito né intão... XDD
Gargulino
Posted: Jul 1 2007, 02:40 AM

Member
Group Icon

Group: Membro da Equipe
Member No.: 9

Ou então vc abre o Chara EX hehehe
Hyrian
Posted: Jul 4 2007, 05:46 PM

Newbie
Group Icon

Group: Utilizador
Member No.: 10

\o/
Eu sempre quis fazer charas, mas minha pixel art não combina muito com Char Sets tongue.gif
Me dou bem mais com casinhas e prédios hehehe.

@Gargulino: Sei lá, tipo, é muito ruim, eu quase não acho resources para o Chara EX, fora que você perde a chance de inovar seu personagem!
Gargulino
Posted: Jul 5 2007, 04:46 AM

Member
Group Icon

Group: Membro da Equipe
Member No.: 9

@Gargulino: Sei lá, tipo, é muito ruim, eu quase não acho resources para o Chara EX, fora que você perde a chance de inovar seu personagem!

Eu felei brincando pô tongue.gif mas se você souber usar o Chara EX ele pode ser tornar uma forte ferramenta para te auxiliar. Eu por exemplo uso ele como base, e depois no Idraw edito o que quero. Faço isso geralmente quando vou fazer chars pelados, faço a base no Chara EX e no Idraw faço os orgãos genitais ^^

Topic Options

Hosted for free by InvisionFree (Terms of Use: Updated 7/7/05) | Powered by Invision Power Board v1.3 Final © 2003 IPS, Inc.
Page creation time: 0.4018 seconds | Archive