\\Fazer uma Charset Passo à Passo Nome do Autor: Darkjouse e Academia RPGmaker
Tipo: Grafico
Demo Sem Necessidade
Descrição: Tutorial ensinando a fazer de um modo bem basico uma charset apartir de um template.
Etapa 1Bom vamos começar a fazer uma char do zero... primeiro pegue o template(imagem abaixo) e abra com um programa de edição de imagem que pode ser o paint, photoshop, Fireworks ou chara mugem 1999
Etapa 2Começe a pintar os olhos que são geralmente iguais em tudo aos do seres humanos. Coloque a cor da iris em cima e a cor do globo ocular abaixo geralmente branca.
Etapa 3Em seguida nós pintaremos a cara. Eu recomendo começar com a cor mais clara por dentro e ir escurecendo para fora (e a cor mais clara na ponta das orelhas tambem).
Etapa 4É o momento para decidir a roupa do personagem, as cores e o tipo da roupa. Pintaremos as bordas da chara com um tom mais escuro que iremos pintar a roupa. A roupa, neste caso será uma camisa azul de manga curta com as calça laranja e sapatos e o cinto marron, (como você pode ver, um chara muito simples). O cinturão e os sapatos terminaremos aqui por serem muito simples.
Etapa 5Agora nós pintaremos a camisa, dando o volume com cores claras e escuras da escala azul. Eu vou fazer aqui como foi feito no rosto do personagem, começar com o meio claro e ir escurecendo até a ponta do chara mas você tambem pode fazer pintando tudo de um unico tom de azul e escurecer e clarear depois á gosto.
Etapa 6Agora faça as calças como na etapa anterior.
Etapa 7Agora com a roupa terminada. Vamos pintar os braços, e como sempre faça com as cores mais escuras na ponta superior e vai clareando para baixo.
Etapa 8Nós podemos fazer alguns acessórios decorativos nos pulsos dos charas ou em qualquer outra parte, como por exemplo o bracelete que fiz no meu chara.
Etapa 9Em seguida vem a etapa que acho mais difícil. O cabelo. Uma idéia boa no caso para não dificultar para você é fazer algum acessório como uma bandana ou um acessório decorativo na testa. No caso da bandana, a parte mais clara no centro e a mais escura nas pontas.
Etapa 10O proximo passo é esboçar o cabelo com uma cor mais escura da escala que estamos usando (embora no exemplo a cor seria o preto). Usaremos o verde para ficar menos perceptivel.
Etapa 11Agora devemos encher o cabelo, para dar o volume, normalmente eu ponho o mais claro nas pontas e o escuro coloco do meu interesse. Para mim essa é a parte mais dificil pois você deve ter uma abilidade com desenhos para saber dar realismo ao cabelo.
Etapa 12Agora vamos fazer o chara andar de frente, ou seja suas outras posições. Em três tempos.
Etapa 13Para não complicar, nós copiaremos a cabeça para os outros 2 tempos (até o ombro). Para não perdemos tempo fazendo denovo. Lembre-se de deixa-las mais baixas que a principal para dar a sençasão do passo.
Etapa 14Agora nós esboçaremos as bordas da roupa com a cor mais escura da escala. Como fizemos antes, aproveite faça os sapatos e o cinto.
Etapa 15Agora passe a camisa, passando as cores de acordo com a posição do chara.
Etapa 16O mesmos com as calças, como foi na etapa acima.
Etapa 17E finalmente os braços. Como antes.
Etapa 18Agora nós copiaremos o personagem e invertemos a seleção para economizar trabalho. Não esqueça de colar certinho.
Etapa 19Mas tome cuidado com os assesórios coloque nos lugares certos agora.
Etapa 20Agora nós faremos o chara de costas: copie o chara de frente para a posição de costas e inverta a seleção.
Etapa 21A figura de costas é limitada então passamos uma linha na altura do ombro para delimitar até onde vai a camisa e pinte essa parte de verde.
Etapa 22Agora pinte a parte pintada de verde com as cores da camisa ou seja os tons de azul.
Etapa 23O proximo passo é esboçar o cabelo visto de traz.
Etapa 24Agora nós pintamos o cabelo, e não esqueça da bandana ou qualquer outro acessorio que você possa ter feito.
Etapa 25Nós podemos dar um detalhe brilhante e um pouco de volume ao cabelo: com uma cor diferente da escala usada no cabelo.
Etapa 26Copie a cabeça com o cabelo terminado para as outras posições: (cabeça até o ombro) e passe as cores para as outras posições do chara. Não esqueça de fazer uma sombra num dos graficos como na figura.
Etapa 27Agora copie o chara de costas dando o passo e inverta a seleção para que nosso personagem ande com os dois pés não acham. xd
Etapa 28Agora faremos o chara de perfil. Se basei no chara de frente e repasse a figura para o perfil, sendo que veremos so um olho, so uma perna e so um braço. Não esqueça que os acessorios so aparecem em um lado.
Etapa 29Copie a cabeça para as outras posições. E passe as cores de acordo com o template.
Etapa 30Agora pinte o movimento, com as cores da escala como fez nos outros processos.
Etapa 31Agora pegue o personagem de perfil e inveta a seleção para ter o outro lado.
Etapa 32Agora termine os detalhes dos acessorios.

Agora você já fez seu primeiro chara, começe a exprimentar coisas diferentes e sempre treine esse é o segredo, praticar.

?